Introdução: Recomenda-se que o eletrocardiograma (ecg), seja realizado em até 10 minutos após a chegada do paciente no pronto atendimento. Objetivo: Avaliar a efetividade do tempo porta-ecg na identificação de emergências cardiológicas, após a sistematização do fluxo. Metodologia: Estudo de pesquisa comparativa retrospectiva realizada a partir de janeiro de 2019 a dezembro de 2024, referente ao tempo porta-ecg em um pronto socorro de um hospital privado na cidade de São Paulo. Resultados: O tempo porta-ecg no pronto socorro (PS) é considerado a partir da chegada do paciente na unidade, onde há a disponibilidade de retirada da senha no totem com a opção “dor torácica-infarto” e com um painel que fica situado em uma sala com uso exclusivo para execução do ecg, no qual sinaliza a equipe responsável pela abordagem inicial. O enfermeiro da triagem também tem autonomia em sua avaliação para solicitar o ecg, sem a prescrição médica prévia. Assim como também a dispensação da obrigatoriedade na abertura de ficha cadastral precedente ao ECG. Este fluxo ganhou dois aliados a partir de janeiro de 2022, o prontuário digital e o Tele ECG, que possibilitaram a migração do exame para o prontuário eletrônico do paciente e avaliação imediata para o médico plantonista. Previamente a este evento, que equivale até dezembro de 2021, os prontuários e o fluxo porta-ecg eram realizados de forma manual, tanto o registro médico da avaliação inicial do exame, quanto o seu arquivamento. O grande desafio da digitalização do prontuário, foi manter a agilidade do porta-ecg sem perder sua efetividade durante o período de adaptação do time. Foi a partir da análise dos indicadores que se observou que a introdução do prontuário digital e do Tele ECG, colaboraram para a diminuição do tempo porta-ecg, que passou de uma média de 7,5 minutos no período de 2019 a 2021, para 4,7 minutos em 2022 (fase de execução do projeto) e sucessivamente para uma média de 1,9 minutos de 2023 a 2024 (fase de monitoramento). Essa queda significativa no tempo porta-ecg, impactou positivamente para os demais protocolos cardiológicos da unidade. É um dado de grande importância para análise dos indicadores institucional, que compõem o painel estratégico. Conclusão: A modernização do atendimento através do uso de ferramentas digitais e ajuste dos fluxos são expressamente benéficos, trazendo um impacto sustentável às variáveis passíveis de melhoria.